Sontag: Vida e obra
Os bastidores da biografia de Susan Sontag, escritora que marcou o século XX: “ela jogou uma bomba em hierarquias normativas”
Benjamin Moser sobre Susan Sontag: “A mulher mais fascinante do século 20”
Livro celebra face demasiadamente humana de Susan Sontag
Biografia escrita por Benjamin Moser entrelaça trajetória e trabalho de Susan Sontag
Biógrafo Benjamin Moser fala das semelhanças entre Clarice Lispector e Susan Sontag
Sob o signo de Sontag
Susan Sontag, uma celebridade num mundo de celebridades
Biógrafo explica o legado de Clarice Lispector e Susan Sontag; leia a entrevista
Decifrando Susan Sontag
‘Sontag’: biografia mergulha na vida e obra da feminista Susan Sontag
Susan Sontag, escritora e pensadora referência mundial, ganha biografia | Literatura
Clarice, uma biografia
“Trata-se da mais ampla, compreensiva e apaixonada biografia da escritora Clarice Lispector já publicada. Que tenha sido composta por um jovem escritor norte-americano, Benjamin Moser, nascido em Houston, em 1976, é motivo de espanto e, de certa maneira, de vergonha para os brasileiros. … Esses aspectos se mesclam para formar uma visão única, tratada em prosa elegante, com ética que permite ir a temas sensíveis e pessoais (como relacionamentos amorosos e a doença do filho mais velho, Pedro) sem qualquer traço de avanço abusivo sobre a intimidade da escritora. É um livro de quem ama seu personagem, mas que, sobretudo, quer revelar o sentido da paixão.”
–João Paulo, Estado de Minas (Belo Horizonte)
“O livro do Natal, das férias de verão e também – por que não? – o livro do ano. …Apesar das 648 páginas em papel pólen, da capa dura que lhe dá uma aparência solene e na qual só se vêem os dedos da escritora batucando uma máquina de escrever e da ausência quase total de imagens, a obra merece entrar na bagagem de qualquer leitor adulto. Apenas porque é um grande livro, em todos os sentidos. …“Clarice,”, a biografia escrita com inteligência e sensibilidade por Benjamin Moser, é o livro perfeito para espalhar pelo mundo uma devoção que não para de crescer no Brasil.”
–Cadão Volpato, Útimo Segundo
“É a obra de um leitor apaixonado que busca penetrar no mistério de sua paixão, no misticismo exacerbado e na agudeza metafísica da autora.”
–Carlos André Moreira, Zero Hora (Porto Alegre)
“Uma biografia que é tão fascinante quanto quanto o enigma Clarice … [Lemos] Clarice, com a sensação de estarmos dentro de um romance policial cheio de pistas, incongruentes umas, incoerentes outras, paradoxais, iluminadas.”
–Ignácio de Loyola Brandão, Vogue
“O mais completo trabalho sobre a vida da mulher que ‘se parecia com Marlene Dietrich e escrevia como Virginia Woolf.”
–Luiz César Pimentel, Elle
“A exaustica e pragmática pesquisa emprrendida pelo biógrafo contribui para humanizar o mito criado em torno da autora.”
–Natália Rangel, Isto É
“Clarice,” de Benjamin Moser, é uma biografia do balacobaco. Clarice Lispector, a mulher e a escritora, sai maior. Ou com a estatura devida. Apesar da simpatia confessa do pesquisador americano, não se trata de hagiografia. Uma das vantagens da biografia é que Moser recolhe as melhores interpretações (esquecendo algumas) da obra da autora e oferece ao leitor as próprias leituras, quase sempre pertinentes e originais. Ele escarafuncha a vida e, paralelamente, a obra.”
–Eula de França Belém, Bula Revista
“Um primoroso retrato.”
–Norma Couri, Época
“Só mesmo um biógrafo comprometido como Moser seria capaz de lidar com os fatos de modo tão cuidadoso, sem banalizações. … O livro inspira uma profunda identificação com as angústias e a personalidade de Clarice, e o desejo de que ela entre em nossas vidas para ficar. Algo que só mesmo uma declaração de amor é capaz de fazer.”
–Heci Regina Candiani, Diário do Comércio
“Pode até parecer audácia do escritor texano tomar para si a tarefa de apresentar um dos grandes nomes da literatura nacional a nós, brasileiros. Porém, a resposta da crítica faz crer que a ousadia não foi um blefe.”
–Jornal de Brasília
“É candidato a obra do ano. Rico em detalhes, tem o mérito de combinar a história da escritora com suas narrativas.”
–Carolina Chagas, Marie Claire
“Um guia de leitura para não iniciados ou uma porta de entrada para os que desejam se aprofundar ainda mais em sua obra.”
–Doris Miranda, Correio da Bahia
“Ao que eu saiba, nem um único intelectual autóctone foi capaz de escrever uma obra abrangente sobre Clarice. Precisou um jovem acadêmico ianque ocupar-se do trabalho, com aquele olhar detalhista tão característico dos americanos. Tenho certeza que os especialistas locais estão se roendo de inveja da competência de Benjamin Moser em organizar e analisar o material de pesquisa.”
–Luís Antônio Giron, Época
“Este poliglota, capaz de ver numa palavra dois, três, quatro significados e interpretações, sentiu-se capaz de decifrar talvez a melhor, com certeza a mais linda e misteriosa escritora brasileira, conhecida como a Esfinge. … A irresistível biografia …, que recebeu ótimas criticas nos Estados Unidos, ilumina o mistério Clarice Lispector, tanto o literário quando o pessoal.”
–Lucas Mendes, BBC Brasil
“Para além do feito de sintetizar a vida da nossa mais importante escritora e um rico panorama da literatura e da história brasileiras, em 647 páginas de prosa elegante, o mergulho na ancestralidade judaica de Clarice é a perspectiva que, até então inexplorada, torna a biografia tão original. … A caudalosa biografia, plena de fatos espantosos, surpreendentes e que por vezes rondam o inacreditável, foi escrita com rigor histórico e texto apaixonado, tecida com centenas de entrevistas e dezenas de viagens.”
–Ronaldo Bressane, Brasil Econômico
“Um dos pontos alto do livro é a escrita de Moser, que soube encadear trechos de textos de Clarice, de seus contemporâneos, depoimentos e documentos inéditos. Postas lado a lado, duas citações já conhecidas muitas vezes ganham um novo e inesperado sentido. Revelam-se, assim, aspectos desconhecidos da vida da escritora. A habilidade narrativa de Moser também é visível nas relações que ele tece entre vida e obra. “
–PublishNews
“Emerge da nova biografia como uma personagem mais completa e não menos misteriosa.”
–Lúcia Guimarães, O Estado de S. Paulo
Praise for the Portuguese translation, Clarice Lispector Uma Vida (Editora Civilização, 2010)
Awards and Distinctions
No. 3 on list of best books of the year, Público
Reviews
“A biografia de Benjamin Moser ajuda Clarice Lispector a tornar-se na escritora universal que, afinal, ela sempre foi. … No Brasil … caiu como uma bomba onde se pensava conhecer tudo sobre ela.”
–Norma Couri, Visão
“A sua biografia de Benjamin Moser que investigou durante sete anos a vida da escritora, é uma obra que também fazia falta.”
–Jacinto Rego de Almeida, Jornal de Letras
“Tudo está lá, há que devorar … Biografia detalhada, obra exemplar e séria de divulgação e partilha … O que é notável é a forma como a sucessão de acontecimentos se embrenha naturalmente e ilumina o universo ficcional da autora. Cinco estrelas.”
–Maria Conceição Caleiro, Público, Revista Ípsilon
